Ex-presidente e deputado federal receberam títulos de cidadãos de São Bernardo do Campo, reduto político e eleitoral de Lula.| Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) receberam o título de cidadãos de São Bernardo do Campo, no interior de São Paulo, reduto eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A honraria foi proposta pelo vereador Paulo Chuchu (PL-SP) e aprovada pela Câmara Municipal.

CARREGANDO :)

A honraria foi entregue na noite desta quinta (30), em uma sessão no legislativo municipal, mas que não teve a presença do ex-presidente, que viajou a Natal (RN). Apenas o deputado compareceu à cerimônia, que terminou em bate-boca com um apoiador de Lula na plateia.

Eduardo disse que se sentiu em casa ao receber o título, e que essa “não é a casa do Lula, não”. “Vamos ser sinceros, não é terra de cachaceiro. É terra de trabalhador”, completou durante o discurso.

Publicidade

No entanto, enquanto agradecia pela honraria, um manifestante na plateia chamou o ex-presidente de “genocida”, e foi repreendido por outros presentes com palavras de ordem como “Lula ladrão, seu lugar é na prisão” e “volta Bolsonaro”. Ele foi retirado do plenário.

Um dia antes, Bolsonaro agradeceu o título recebido pela Câmara e disse que irá visitar a cidade na primeira oportunidade que tiver.

“[Bolsonaro] muito contribuiu com o avanço de São Bernardo do Campo, principalmente na área de saúde após o início da pandemia da Covid-19, tendo enviado ao município a quantia de R$ 25 milhões por meio do Governo Federal para a construção do Hospital de Urgência”, disse o vereador.

Apesar de ser o reduto eleitoral de Lula, a honraria a Bolsonaro foi aprovada por maioria na Câmara Municipal. Por outro lado, os eleitores da cidade deram a maioria dos votos ao petista na eleição presidencial do ano passado (49,17% a 38,02%).

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]