Uma pesquisa divulgada pelo portal Poder360 mostra que, se as eleições presidenciais de 2022 fossem hoje, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) lideraria com folga as intenções de voto no primeiro turno. Mas empataria com o ex-ministro da Justiça Sergio Moro no segundo turno. O levantamento foi realizado pelo PoderData entre os dias 3 e 5 de agosto, por telefone.
Bolsonaro aparece com 38% das intenções de voto no primeiro turno. Atrás dele, fica o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), com 14%. Moro está em terceiro lugar, com 10%.
A pesquisa também inclui o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT, com 6% das intenções de voto); o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM, 5%); o governador de São Paulo, João Doria (PSDB, 4%); e o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB, 3%).
Entre os entrevistados, 12% afirmaram que votariam branco ou nulo; e 8% disseram não saber em quem votariam no primeiro turno.
Bolsonaro empata com Moro no segundo turno
Nas simulações de um segundo turno, Bolsonaro venceria o petista Fernando Haddad se as eleições presidenciais fossem hoje. O presidente teria 42% das intenções de voto contra 34% do petista. Na disputa com Doria, Bolsonaro venceria com 44% dos votos, contra 30% do tucano.
Já se o segundo turno fosse disputado entre Bolsonaro e Moro, o resultado seria um empate, ambos com 41% das intenções de voto. Outros 18% dos eleitores disseram não saber em quem votariam ou afirmaram que votariam branco ou nulo.
Em um cenário em que o presidente disputa o segundo turno com o ex-juiz da Lava Jato, 62% dos eleitores que disseram que votariam em Haddad no primeiro turno migrariam o voto para Moro na disputa decisiva.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa foi realizada pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do portal Poder360. Os dados foram coletados de 3 a 5 de agosto, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 512 municípios, nas 27 unidades da federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF