O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou na noite desta segunda-feira (25) que é preciso “dar valor” à liberdade. Ele discursou brevemente durante a entrega do título de cidadã paulistana à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). O evento foi realizado no Theatro Municipal, em São Paulo.
A declaração ocorre também após a divulgação de vídeos pelo jornal norte-americano The New York Times, que mostram que o ex-mandatário ficou hospedado na embaixada da Hungria, em Brasília, depois de ter o passaporte apreendido pela Polícia Federal.
“Passamos momentos difíceis e não foram poucos, continuamos passando, mas a família é a base da sociedade”, disse Bolsonaro. “Tem certas coisas que você só dá valor depois que perde. O meu pai dizia: ‘Uma é a água do poço, outra é um grande amor e a nossa liberdade’. Acredito na determinação, na resiliência, no aprendizado que tivemos ao longo dos últimos anos para distinguirmos o que é certo e que é errado. E também na sabedoria que devemos ter para enfrentar esses desafios”, acrescentou.
A homenagem a Michelle, proposta pelo vereador Rinaldi Digilio (União Brasil) e aprovada na Câmara dos Vereadores em novembro, foi questionada na Justiça. No último dia 20, o Tribunal de Justiça de São Paulo rejeitou o pedido da deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) para barrar a homenagem à ex-primeira-dama.
No entanto, dois dias depois, a cerimônia foi proibida pelo Tribunal, sob a justificativa de que o uso do Theatro Municipal para homenagear Michelle acarretaria um "grave risco de desvio de finalidade do bem público". Após a decisão, Digilio afirmou que recorreu a um empréstimo bancário de R$ 100 mil para custear o aluguel do Theatro Municipal.
Durante seu discurso, Michelle destacou a gestão de Bolsonaro na Presidência. “O Brasil voltará a ser governado por pessoas de bem", destacou a ex-primeira-dama. Michelle afirmou que o governo Lula descontinuou ações de voluntariado feitas por ela durante a gestão Bolsonaro. "Eu seguirei trabalhando e cumprindo o meu propósito", ressaltou.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes (MDB); do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado (PL); da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP).
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Defensor de Natuza Nery, Gilmar Mendes tem histórico de processos contra jornalistas
O “abraço na democracia” será apenas simbólico mesmo
Governo abre ano com leilão nas Cataratas do Iguaçu após captar R$ 48 bi com concessões de rodovias
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF