Nenhum dos filhos do presidente Jair Bolsonaro é considerado apto a se tornar seu sucessor político na opinião de 46,4% dos brasileiros. O resultado é parte de um levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas a pedido da Gazeta do Povo. A margem de erro é de 2%, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Entre os entrevistados que escolheram um dos filhos do presidente, 22,6% apontaram o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) como o que tem maior capacidade para se tornar o herdeiro político do presidente da República. Outros 11,5% escolheram o senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ), enquanto 7,7% mencionaram o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ).
Jair Renan Bolsonaro, filho do presidente que não tem cargo eletivo e mais jovem que os irmãos, aparece com 1,9%.
Os resultados não variam significativamente se considerado o gênero dos entrevistados. Já quando a faixa etária é levada em conta, brasileiros mais velhos, que têm 60 anos ou mais, foram os que mais responderam que nenhum dos filhos está apto a suceder o presidente politicamente (50,7%).
Os entrevistados que têm ensino superior também foram os que mais escolheram essa alternativa (49,3%). Entre os que têm ensino fundamental, a parcela dos que citaram Flávio Bolsonaro aumenta para 14,1%. Já Carlos Bolsonaro cresce entre os mais escolarizados, com 7,7% dos brasileiros que têm ensino médio e 8,7% dos que têm ensino superior.
Considerando as regiões do país, o Nordeste é o que tem a maior parcela de críticos aos filhos do presidente (54%), seguido pelo Sudeste (44,1%). Eduardo Bolsonaro cresce em percentual no Sudeste (25,5%), enquanto Flávio apresenta mais preferência nas regiões Norte e Centro-Oeste (15,2%). Carlos Bolsonaro aparece com maior percentual no Sudeste (8,5%).
No caso dos dados por região, a margem de erro varia: 3% para o Sudeste; 4% para o Nordeste; e 5,5% para Norte, Centro-Oeste e Sul.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa ouviu 2.222 cidadãos com 16 anos ou mais, por meio de entrevistas telefônicas. O levantamento foi realizado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, totalizando 166 municípios, entre os dias 14 e 18 de dezembro. O nível de confiança dos dados gerais da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 2%.
Reforma tributária pode aumentar impostos e tirar competitividade de pequenas empresas
Diário de soldado norte-coreano traz táticas macabras da guerra na Ucrânia
Resolução pró-aborto é ilegal e inconstitucional, afirma associação de juízes
Frases da Semana: “Eu sou um amante da democracia, não sou marido”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF