Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Corrida presidencial

Bolsonaro lidera pesquisa sobre 2022 em todos os cenários de primeiro turno

Bolsonaro lidera três cenários de pesquisa sobre 2022
Bolsonaro lidera três cenários de pesquisa sobre 2022 (Foto: Foto: Mauro Pimentel/AFP)

Ouça este conteúdo

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) lidera a corrida eleitoral de 2022. Levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira (29) apontou que o chefe do Executivo foi o primeiro colocado em todos os cenários elaborados para o primeiro turno da próxima eleição presidencial.

Bolsonaro também é o vencedor em todas as simulações de segundo turno – embora, quando confrontado com o ex-ministro Sergio Moro (sem partido), o resultado seja de empate técnico.

O Paraná Pesquisas simulou a disputa de primeiro turno em três cenários diferentes. Os percentuais de intenção de voto recebidos pelo atual presidente variaram entre 32,9% e 35,8%.

No primeiro cenário, os candidatos são Bolsonaro, Moro, os ex-presidenciáveis Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Guilherme Boulos (PSOL) e João Amoêdo (Novo), o apresentador Luciano Huck (sem partido) e o governador paulista João Doria (PSDB).

No segundo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o nome do PT, Huck não é contabilizado e a ex-senadora Marina Silva (Rede) é considerada; os demais nomes são os mesmos.

Por fim, o terceiro cenário tem os mesmos nomes do primeiro, mas com a exclusão do ex-ministro Moro e a inclusão do governador maranhense Flávio Dino (PCdoB) e do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM).

Os números indicam a continuidade de um panorama identificado em dezembro pelo Paraná Pesquisas. Na ocasião, o instituto fez pesquisas nos mesmos três cenários e viu a dianteira de Bolsonaro em todos eles.

Veja o desempenho dos candidatos nos três cenários da Paraná Pesquisas

Moro, Ciro e Lula: os "medalhas de prata" na disputa com Bolsonaro

A intenção de voto em Jair Bolsonaro oscila de 30,5% no primeiro voto (com Moro e sem Lula) a 33,7% no terceiro cenário (sem Moro e Lula). Já a segunda colocação tem um nome diferente a cada pesquisa.

Sergio Moro, com 12,0%, é o segundo mais citado pelos entrevistados no Cenário 1. Lula recebe 17,3% no Cenário 2, o único em que seu nome é considerado – neste, Moro tem 12,1% das intenções. Quando nem Moro nem Lula estão na disputa, Ciro Gomes é o segundo mais escolhido pelos entrevistados, com 12,1%.

Derrotado por Bolsonaro na eleição de 2018, Haddad fica com 9,5% em um dos cenários e recebe 11,7% das citações no outro.

Huck supera Doria

O protagonismo recebido pelo governador João Doria na busca por vacinas contra a Covid-19 não se traduziu, até o momento, em intenções de voto para ele na disputa presidencial. O tucano tem como melhor desempenho 6,7% das respostas, obtidas no cenário em que nem Lula e nem Moro são considerados.

Doria perde para Huck nos dois cenários em que o apresentador é incluído. O global, que ainda não decidiu se estará na disputa de 2022, fica com 8,1% em um cenário e 9,4% em outro.

Segundo turno: Bolsonaro leva a melhor

O Paraná Pesquisas fez cinco simulações para o segundo turno, com Bolsonaro enfrentando Lula, Moro, Ciro Gomes, Doria e Huck. O atual presidente vence em todas. O melhor desempenho é contra João Doria: 44,9% para Bolsonaro, 29,4% para o governador.

Na disputa com Ciro Gomes, Bolsonaro aparece com 43,7% das intenções de voto contra 34,3% do pedetista. Com Lula, o atual presidente tem 42,4% dos votos contra 35,7% do petista. Já no embate com Huck, Bolsonaro leva 42,7% da preferência contra 33,2% do apresentador.

Os piores números para Bolsonaro são os da simulação contra Moro. O presidente soma 39,1%, e Moro fica com 37,6%. A vantagem de Bolsonaro, neste caso, fica dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Metodologia

A pesquisa foi feita entre os dias 22 e 26 de janeiro, por meio de ligações telefônicas. O Paraná Pesquisas ouviu 2.002 eleitores, distribuídos por 204 municípios, em todos os estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.