A revista norte-americana Time incluiu o presidente Jair Bolsonaro entre as 100 pessoas mais influentes do mundo em 2019. A lista foi divulgada nesta quarta-feira (17). No texto sobre a escolha, Bolsonaro é apresentado como "um personagem complexo".
"Jair Bolsonaro é um personagem complexo. Depois de três meses como presidente do Brasil, ele representa uma ruptura brusca com uma década de corrupção de alto nível, e a melhor chance do Brasil em uma geração de implementar reformas econômicas que possam domar a dívida crescente ", diz a Time.
"O ex-oficial do Exército [Bolsonaro] também é um garoto-propaganda da masculinidade tóxica, um homofóbico ultraconservador que pretende travar uma guerra cultural e, talvez, reverter o progresso do Brasil no combate às mudanças climáticas", pondera o texto.
LEIA TAMBÉM: Caminhoneiros criticam medidas do governo e ameaçam parar se diesel subir
Dentre os presidentes brasileiros no exercício do mandato, Dilma Rousseff foi incluída nas listas da Time de 2011 e 2012, seus primeiros anos de mandato. O ex-presidente Lula esteve entre os eleitos em 2004 e 2010.
A íntegra do que a Time disse sobre Bolsonaro
"Jair Bolsonaro é um personagem complexo. Depois de três meses como presidente do Brasil, ele representa uma ruptura brusca com uma década de corrupção de alto nível, e a melhor chance do Brasil em uma geração de implementar reformas econômicas que possam domar a dívida crescente. O ex-oficial do Exército também é um garoto-propaganda da masculinidade tóxica, um homofóbico ultraconservador que pretende travar uma guerra cultural e, talvez, reverter o progresso do Brasil no combate às mudanças climáticas.
Mas o fascínio por seu apetite por controvérsias obscurece uma verdade importante sobre seu país: o Brasil continua sendo uma democracia dinâmica, com instituições robustas que limitarão tanto o bem quanto o mal que ele pode causar. Se ele quiser fazer algo, Bolsonaro terá que aprender a trabalhar dentro desse sistema, para firmar acordos necessários para avançar sua agenda, um passo de cada vez. O tempo dirá se ele tem flexibilidade e resiliência de caráter de que precisará."
Guaidó, Trump, papa,Netanyahu: quem mais está na lista
Entre os políticos, a lista da Time inclui ao todo 26 nomes, como o do líder opositor venezuelano Juan Guaidó, a deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez e a premiê da Nova Zelândia Jacinda Ardern. O presidente dos EUA Donald Trump, o papa Francisco, o premiê israelense Binyamin Netanyahu e o ministro italiano Matteo Salvini também foram incluídos na relação de 2019.
VEJA MAIS: Bolsonaro defende liberdade de expressão, após censura promovida pelo STF
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF