Ouça este conteúdo
No início da manhã desta terça-feira (12), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou ao bloco cirúrgico do Hospital Vila Nova Star em São Paulo para um procedimento de correção de hérnia de hiato. O comunicado foi publicado nas redes sociais pelo advogado do ex-presidente, Fabio Wajngarten.
Esta já é a quinta vez que o ex-mandatário passa por um procedimento cirúrgico em decorrência de problemas deixados pelo atentado de 2018, quando Bolsonaro foi vítima de uma tentativa de assassinato deflagrada por um ex-militante da extrema-esquerda.
“O presidente Jair Bolsonaro entrou no centro cirúrgico pouco antes das 5 horas da manhã, tudo transcorrendo dentro da normalidade. Nesse momento o presidente passa por procedimentos de correção de hérnia de hiato (causa refluxo, soluços e tosses secas contínuas) bem como desvio de septo para melhorar a condição respiratória (oxigenação)”, diz o comunicado do advogado.
Bolsonaro chegou ao hospital no meio da tarde da última segunda-feira (11) para exames preparatórios.
No mês passado, ao informar sobre os preparativos para realização da cirurgia, Wajngarten destacou que os sintomas e exames “por óbvio, decorrem do atentado contra sua vida em 6/9/18, ainda sem resolução”.
Histórico
A primeira cirurgia foi realizada no dia da facada, em 6 de setembro de 2019, em Juiz de Fora (MG). A segunda cirurgia foi realizada já em São Paulo para desobstrução intestinal, em 12 de setembro de 2018. O terceiro procedimento foi feito em 28 de janeiro de 2019 para retirada da bolsa de colostomia colocada após a facada. A quarta cirurgia, em 8 de setembro de 2019, foi necessária para correção da hérnia deixada pela operação anterior.