No início da manhã desta terça-feira (12), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou ao bloco cirúrgico do Hospital Vila Nova Star em São Paulo para um procedimento de correção de hérnia de hiato. O comunicado foi publicado nas redes sociais pelo advogado do ex-presidente, Fabio Wajngarten.
Esta já é a quinta vez que o ex-mandatário passa por um procedimento cirúrgico em decorrência de problemas deixados pelo atentado de 2018, quando Bolsonaro foi vítima de uma tentativa de assassinato deflagrada por um ex-militante da extrema-esquerda.
“O presidente Jair Bolsonaro entrou no centro cirúrgico pouco antes das 5 horas da manhã, tudo transcorrendo dentro da normalidade. Nesse momento o presidente passa por procedimentos de correção de hérnia de hiato (causa refluxo, soluços e tosses secas contínuas) bem como desvio de septo para melhorar a condição respiratória (oxigenação)”, diz o comunicado do advogado.
Bolsonaro chegou ao hospital no meio da tarde da última segunda-feira (11) para exames preparatórios.
No mês passado, ao informar sobre os preparativos para realização da cirurgia, Wajngarten destacou que os sintomas e exames “por óbvio, decorrem do atentado contra sua vida em 6/9/18, ainda sem resolução”.
Histórico
A primeira cirurgia foi realizada no dia da facada, em 6 de setembro de 2019, em Juiz de Fora (MG). A segunda cirurgia foi realizada já em São Paulo para desobstrução intestinal, em 12 de setembro de 2018. O terceiro procedimento foi feito em 28 de janeiro de 2019 para retirada da bolsa de colostomia colocada após a facada. A quarta cirurgia, em 8 de setembro de 2019, foi necessária para correção da hérnia deixada pela operação anterior.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF