#74 - O que está por trás da crise entre Bolsonaro e o PSL? E o abismo entre o salário de servidores federais e da iniciativa privada
***1) Ao deixar o Palácio da Alvorada na terça-feira (8), o presidente da República, Jair Bolsonaro, foi abordado por um apoiador do PSL. O homem se apresentou como pré-candidato pelo PSL em Recife. “Esquece o PSL. Tá ok? Esquece”, disse o presidente ao apoiador. Apesar do aviso, o apoiador insistiu e gravou um vídeo citando Luciano Bivar, presidente nacional do partido. “O cara está queimado pra caramba lá. Vai queimar o meu filme”, disse Bolsonaro ao pedir para que o apoiador não divulgasse o vídeo. O presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, disse, na quarta (9), que Bolsonaro, já está afastado do partido. O repórter, correspondente em Brasília, Olavo Soares comenta a situação. E você o que acha que Bolsonaro deve fazer sobre o PSL? Vote na nossa enquete.
***2) O salário dos servidores federais no Brasil é, em média, 96% superior ao de trabalhadores da iniciativa privada em funções semelhantes. As informações estão no estudo “Gestão de Pessoas e Folha de pagamentos do setor público brasileiro – o que dizem os dados”, do Banco Mundial, apresentado na quarta-feira (9). E essa é uma particularidade brasileira: na comparação com os prêmios salariais do setor público de outros 53 países, a média do funcionalismo federal daqui é a mais elevada. Fernanda Trisotto, editora de República, analisa essa diferença.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da
equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, e forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Laura Mingoti, Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF