Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crítica

Bolsonaro diz que PT castigou o Nordeste por quase duas décadas

Jair Bolsonaro
Ex-presidente diz que PT castigou o Nordeste com "promessas vazias" e "empobrecimento". (Foto: Isaac Fontana/EFE)

Ouça este conteúdo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta segunda (5), que o PT castigou o Nordeste por quase duas décadas com “promessas vazias” e “empobrecimento”. A declaração foi dada dias depois do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dizer que a região não queria mais exportar empregadas domésticas e pedreiros, e sim profissionais como médicos e engenheiros.

A declaração de Lula foi dada na última sexta (2) durante um evento em São Gonçalo do Amarante (CE), onde também criticou ex-governadores e chamou o empresário Elon Musk de “babaca”.

“O PT passou quase duas décadas no poder castigando o Nordeste com promessas vazias, empobrecimento, sede, fome, dependência e atraso, e hoje faz tudo isso, de forma igual, de novo”, disparou Bolsonaro (veja na íntegra).

Ainda de acordo com Bolsonaro, se ele tivesse dito as palavras que Lula falou “o mundo viria abaixo”. “Mas, como é o etílico distribuidor de pix a jornazistas amigos e filhote do sistema, tudo bem”, completou o ex-presidnete.

A fala de Bolsonaro foi dada nas redes sociais e seguida de um vídeo da declaração de Lula sobre o Nordeste não querer mais exportar empregadas domésticas, mas sim “pessoas importantes”.

Durante a cerimônia da última sexta (2), Lula ainda criticou a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), sem nominá-la, por não ter concluído nas obras da ferrovia Transnordestina e algumas entregas do Minha Casa Minha Vida após ele ter deixado o governo no final de 2010.

As críticas ao bilionário Musk ocorreram no momento em que Lula falava sobre as fontes renováveis de energia, como o hidrogênio verde, que fazem parte do programa Mover, de incentivo à mobilidade e descarbonização da indústria automotiva brasileira. O presidente vê o Brasil na vanguarda e referencial neste tipo de combustível, de que nenhum outro país do mundo poderia competir.

Lula cobrou que os países ricos contribuam para a preservação da floresta amazônica brasileira mandando para cá os créditos de carbono que angariam nas suas metas de descarbonização.

“Tem gente que ao invés de ajudar, tá fazendo foguete tentando procurar um lugar [lá fora] para morar. Não tem, babaca. É aqui na Terra, e por isso todos estão convidados a cuidar desse planeta. É a única Arca de Noé que nós temos. Se ela capotar, não tem rico, não tem pobre, nós afundamos”, disparou o presidente em referência ao projeto de Musk de colonizar o planeta Marte no futuro.

As rusgas entre Lula e Musk se intensificaram em abril quando o bilionário decidiu enfrentar o Judiciário brasileiro ao publicar decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de bloqueio de perfis na rede social X a opositores do presidente. De lá para cá, o petista constantemente ataca o bilionário pegando a proteção ao meio ambiente e a exploração espacial como ganchos para as críticas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.