Ouça este conteúdo
O presidente da República Jair Bolsonaro (PL) receberá nesta terça-feira (23) o coração de Dom Pedro I. O órgão, guardado como uma relíquia, chega de Portugal às 9h30 desta segunda-feira (22), em voo da Força Aérea Brasileira (FAB), e será levado ao Itamaraty. Em cerimônia especial, na terça-feira (23), será recebido pelo presidente da República.
O coração foi emprestado por Portugal ao Brasil, a pedido do governo Bolsonaro, para as festividades que acontecem em setembro em comemoração aos 200 anos de independência do Brasil, proclamada por Dom Pedro I.
A cerimônia de recebimento do órgão, na terça-feira, será realizada na rampa do Palácio do Planalto e seguirá os mesmos protocolos das recepções a chefes de Estados. Os hinos nacional e da independência serão tocados e Bolsonaro discursará.
A solenidade marcará a abertura das comemorações do bicentenário da independência. Foram convidadas várias autoridades para o evento, entre elas os presidentes da Câmara e do Senado e os ministros. O horário da cerimônia na terça-feira ainda não foi divulgado.
O órgão é conservado em formol e guardado em cofre na igreja da Irmandade da Lapa, na cidade do Porto, em Portugal. Até 8 de setembro, o coração ficará exposto no Palácio do Itamaraty, em Brasília. A exposição poderá ser visitada pelo público em geral, com agendamento prévio. Nos dois últimos dias, antes do transporte ao Brasil, o coração ficou exposto à visitação pública na igreja onde é guardado, em Porto. A exposição atraiu milhares de visitantes.