#306 - Bolsonaro rejeitou qualquer possibilidade de criar o programa Renda Brasil e ameaçou dar um cartão vermelho a quem apresentar ideias como a do congelamento de aposentadorias
***) Nesta terça-feira (15), em vídeo divulgado nas redes sociais, um irritado presidente Jair Bolsonaro desistiu da ideia de criar o programa Renda Brasil. Ele disse com todas as letras: "Até 2022, no meu governo, está proibido falar em Renda Brasil, vamos continuar com o Bolsa Família e ponto final"
A decisão do presidente da República foi tomada depois que a equipe econômica propôs congelar aposentadorias e pensões por dois anos e restringir o Benefício de Prestação Continuada, o BPC, que é pago para idosos e pessoas com deficiência de baixa renda.
Mas o presidente foi mais longe e ameaçou dar um cartão vermelho a quem vier com ideias como essas. A questão é: quem trouxe a ideia foi gente do próprio governo.
Já o ministro da Economia, Paulo Guedes, se defendeu. Culpou a imprensa por, segundo ele, ter interpretado de maneira errada o que ele havia dito sobre as propostas para viabilizar o programa. Guedes também negou que o cartão vermelho do presidente tenha sido direcionado a ele.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala do fim do Renda Brasil, programa que já acabou, antes mesmo de ser criado. A convidada é a editora da Gazeta do Povo, Jéssica Sant’Ana. Ela também analisa os atritos cada vez mais frequentes entre Bolsonaro e a equipe econômica chefiada por Paulo Guedes.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF