Ouça este conteúdo
Agentes do mercado financeiro esperam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apoie o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), à presidência da República em 2026 caso não consiga se candidatar à eleição. A defesa ao mandatário do Palácio dos Bandeirantes foi revelada pela pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta (12).
O levantamento aponta que 74% deles esperam o apoio de Bolsonaro a Tarcísio; 19% ao governador Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; e 1% à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). Já 5% dos entrevistados não desejam nenhum destes nomes e 1% respondeu em “outros”.
A preferência a Freitas cresceu desde o primeiro levantamento em maio, quando foi citado por 66% dos entrevistados. Por outro lado, caiu para Zema, que teve 25%, e para Flávio Bolsonaro (PL), com 3% na pesquisa – não foi citado na pesquisa recente.
A pesquisa também apontou que 57% dos entrevistados consideram inviável um candidato sem ligação com Bolsonaro ou com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também acima do registrado no levantamento de maio, em que 55% tinham esta opinião.
A pesquisa foi feita com 94 pessoas através de entrevistas on-line, ligadas a fundos de investimentos com sedes no estado paulista e no Rio de Janeiro entre os dias 6 e 10 de julho, como gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão do mercado financeiro.