Ouça este conteúdo
O avião presidencial decolou em direção aos Estados Unidos (EUA) no início da tarde desta sexta-feira (30). A assessoria confirmou que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), estava a bordo da aeronave. À CNN Brasil, Bolsonaro chegou a informar que estava em viagem e disse: “Estou em voo, volto em breve”.
A viagem não foi confirmada oficialmente pelo Palácio do Planalto. Porém, o Diário Oficial da União (DOU) desta sexta traz a autorização para que um grupo de assessores acompanhe o presidente nos EUA por 30 dias, entre 1º e 30 de janeiro.
Em viagem ao exterior, Bolsonaro não participará da posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no domingo (1º) e não fará a transmissão da faixa para o presidente eleito. A legislação em vigor não obriga que Bolsonaro participe da cerimônia.
O presidente fez uma transmissão ao vivo na internet, nesta sexta, em que prestou contas da sua gestão e comentou o atual momento político do país. Bolsonaro não mencionou se iria viajar para os Estados Unidos.
Na live, ele pediu que a oposição ao novo governo seja feita sem violência e disse que “Brasil não vai acabar no dia 1º”, data da posse de Lula.
VEJA TAMBÉM: