O governo federal decidiu acionar representações diplomáticas para pedir auxílio internacional no combate às queimadas no Brasil. A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores à Gazeta do Povo.
Segundo o Itamaraty, o pedido de auxílio internacional foi apresentado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. As solicitações de ajuda foram encaminhadas para países da região e o Uruguai é um dos que já sinalizaram prestar o apoio ao Brasil.
"O Itamaraty consultou governos de países da região sobre a possibilidade de somar-se aos esforços empreendidos pelo governo brasileiro para combater os incêndios florestais na Amazônia. As respostas recebidas estão sendo objeto de análise técnica do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima", informou a pasta.
Apesar do governo ainda não confirmar quais países foram acionados, o governo do Uruguai já sinalizou que pode prestar apoio aos brasileiros com envio de uma “aeronave de asa fixa, modelo CASA C-212 Aviocar, da Força Aérea Uruguaia, e a doação de 40 mil litros de líquido extintor de incêndio”, conforme informações da CNN Brasil.
No documento entregue ao Itamaraty, a ministra Marina Silva pediu para “verificar a possibilidade de apoio de aeronaves (de asa fixa ou rotativa) para o lançamento de água e transporte de brigadistas e equipamentos nas operações de combate a incêndios na Amazônia, com início previsto para setembro de 2024”.
Também foi requisitado que os países que puderem oferecer apoio operacional “apresentem a forma de contrapartida do Brasil para a consolidação desse apoio com os meios aéreos, caso estejam disponíveis”.
Gabinete sobre emergência climática
Nesta segunda (16), o presidente Lula se reuniu com alguns ministros para tratar sobre as emergências climáticas e os incêndios florestais que atingem cerca de 60% do país. Em publicação nas redes sociais, o petista informou que o governo federal está atuando junto com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal para ajudar no combate às chamas, especialmente no Parque Nacional em Brasília.
“A PF [Polícia Federal] tem hoje 52 inquéritos abertos contra os responsáveis por esses crimes. O Ministério da Saúde tem dado orientações para nos protegermos da fumaça, e amanhã [segunda-feira] irei me reunir com a ministra Marina Silva, e o núcleo de governo para discutirmos mais ações para lidarmos com essa emergência climática”, escreveu Lula.
O número de incêndios no Brasil atingiu mais de 11 milhões de hectares do território brasileiro neste ano de 2024, conforme dados do Monitor do Fogo Mapbiomas. Desse total, 5,65 milhões de hectares foram consumidos pelo fogo apenas no mês de agosto, o que equivale a 49% do total deste ano.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF