Nesta sexta-feira (19), ao discursar na cerimônia de assinatura do decreto que cria o campus avançado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em Fortaleza (CE), o presidente Lula (PT) disse que o “Brasil é pobre porque sempre foi governado por quem só pensava em si”.
“Assinar esse decreto e ver essas crianças todas é uma coisa que me faz crer que esse país só é pobre porque esse país sempre foi governado por gente de cabeça pequena, por gente que sonhava pequeno, por gente que só pensava neles. E esse país precisa efetivamente melhorar”, disse o presidente.
Estiveram presentes na cerimônia o ministro da Educação, Camilo Santana, o ministro da Defesa, José Múcio, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e o comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno.
Lula está em seu terceiro mandato como Presidente da República. O petista ascendeu ao cargo mais alto da nação pela primeira vez em 2003, onde permaneceu por dois mandatos, até o dia 1º de janeiro de 2011, quando passou a faixa presidencial para sua indicada, Dilma Rousseff, que permaneceu no cargo até agosto de 2016, quando foi afastada do cargo por crimes fiscais.
Somados todos os anos de Lula e Dilma, incluindo 2023, o Brasil tem quase 15 anos de comando do PT.
Na quinta-feira (18), ao discursar durante uma cerimônia de implantação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, em Salvador (BA), Lula disse que o governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), está colhendo os resultados de governos anteriores.
Acontece que o estado da Bahia tem sido apontado em pesquisas como líder em violência e desemprego.
O estado foi governado pelo atual senador Jaques Wagner (PT), de 2007 a 2015, e pelo atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), de 2015 a 2023.
Também na quinta-feira (18), ao participar da cerimônia de "retomada dos investimentos" da Petrobras na Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca, na região metropolitana do Recife, Lula celebrou a ampliação da "refinaria mais cara do mundo", que virou símbolo de corrupção e gastança durante as investigações da Operação Lava Jato.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF