Ouça este conteúdo
O número de brasileiros que enxerga o país mais polarizado cresceu, de acordo com o levantamento promovido pela Genial/Quest. A pesquisa realizada entre os dias 25 e 27 de fevereiro, indicou um aumento de 64% para 83% dos que consideram o país "mais divido". Um crescimento de quase 20 pontos percentuais, desde a última pesquisa realizada, em outubro de 2023.
Outro ponto da pesquisa questiona os participantes se eles consideram que o país está "mais unido". Apenas 13% chegaram a essa conclusão. Uma queda de 14 pontos percentuais diante dos 27% divulgados em outubro. Enquanto que 5% não souberam opinar.
Acerca daqueles que afirmaram ter votado no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno das eleições de 2022, 91% creem que o Brasil está mais dividido, contra 6% que sugerem que existe mais união. Para os eleitores do atual chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também no segundo turno das últimas eleições majoritárias, a polarização está presente para 76%. Enquanto que, 19% dos participantes, acreditam que o Brasil está mais unido.
A Genial/Quest entrevistou 2.000 pessoas com 16 anos ou mais e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.