- Episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a postura oficial do Brasil sobre o grupo Hamas
*) Parlamentares no Congresso têm cobrado uma série de ações, repúdios, mais incisivos do Brasil aos ataques terroristas perpetrados pelo Hamas em Israel.
Nos últimos dias, a Câmara dos Deputados aprovou um pacote de 16 moções de repúdio contra as ações terroristas. Mesmo que ela tenha sido aprovada por 312 votos favoráveis e nenhum contrário, houve discussão entre parlamentares.
Mesmo assim, há uma certa cobrança por respostas mais firmes. Entre elas, há quem defenda que o Brasil reconheça o Hamas como um grupo terrorista, coisa que hoje não acontece.
O Hamas iniciou no sábado (7) um conflito com Israel, lançando violento ataque-surpresa contra a população e as Forças de Defesa do país. A agressão histórica incluiu o disparo de milhares de foguetes a partir da Faixa de Gaza e incursões terrestres, aéreas e marítimas com extremistas armados, resultando em tiroteios nas ruas e no sequestro de reféns, incluindo mulheres e crianças e massacres contra a população civil.
Mas o que explica essa postura oficial brasileira de não considerar o Hamas um grupo terrorista? É isso que nós falamos neste episódio do podcast 15 Minutos. O convidado é Sílvio Ribas, da equipe de República da Gazeta do Povo, que assinou reportagem sobre o assunto.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.