Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Operação Raízes do Cedro

Brasil realiza 9º voo de repatriação para retirar brasileiros do Líbano

Brasileiros que estavam no Líbano, desembarcam do avião KC-30 da FAB,na Base Aérea de São Paulo na Operação “Raizes do Cedro” em Guarulhos. (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O nono voo de repatriação de brasileiros que estavam no Líbano decolou nesta segunda-feira (28), com chegada prevista para a madrugada de terça-feira (29) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A bordo do KC30, aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), estão 221 passageiros, incluindo 9 crianças de colo e 1 animal de estimação.

VEJA TAMBÉM:

A ação faz parte da Operação Raízes do Cedro, uma missão conjunta dos Ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, que desde o dia 5 de outubro já trouxe 1.859 brasileiros e 20 animais de estimação de volta ao país.

A chegada dos repatriados a Guarulhos também conta com o apoio de diversas instituições, como o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Ministério da Saúde, e a Polícia Federal, entre outros órgãos.

A Embaixada do Brasil em Beirute mantém contato próximo com cidadãos brasileiros para garantir assistência consular e avaliar a necessidade de novos voos de repatriação, conforme a demanda e as condições de segurança no Líbano.

O Itamaraty reitera a orientação para que brasileiros na região sigam as recomendações das autoridades locais e, se possível, organizem sua saída do país por meios próprios, já que o Aeroporto de Beirute continua em operação com 26 voos diários da Middle East Airlines.

Além de repatriar brasileiros, as aeronaves também têm transportado insumos médicos para o Líbano. No último sábado, 19 de outubro, o KC-390 levou uma carga de 6,3 toneladas de medicamentos arrecadados pelo Consulado-Geral do Líbano no Rio de Janeiro, com apoio de empresas farmacêuticas brasileiras. Os donativos incluem materiais do Sistema Único de Saúde (SUS) e cestas básicas organizadas por iniciativas solidárias, como a Associação Unidos pelo Líbano.

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros