# Brasil está atrasado na importação de vacinas da Índia e de matéria-prima da China; imunizante de Oxford só deve estar disponível em larga escala a partir de março
Mal começou a vacinação contra a Covid-19 no Brasil e já há o risco de que ela seja até interrompida. O motivo é aquele que já vem sendo alertado: falta de doses.
De acordo com reportagem publicada nesta semana na Gazeta do Povo, a quantidade de vacinas atualmente disponível não é suficiente nem mesmo para imunizar os profissionais de saúde, que somam cinco milhões de pessoas no Brasil. Para imunizar uma pessoa, são necessárias duas doses.
Como você já ouviu nesta semana aqui no 15 Minutos, o Brasil tem disponíveis 6 milhões de doses da Coronavac, importadas da China. Além disso, aguarda-se a aprovação da Anvisa para mais 4 milhões de doses que foram envasadas pelo Instituto Butantan aqui no país.
O problema é que essa quantidade não é suficiente pra muito tempo, nem mesmo para as primeiras etapas dos grupos prioritários e já começam a surgir preocupações de que a campanha pode ser interrompida.
Atraso das vacinas e dos insumos da Índia e da China
O problema no momento gira em torno da vacina de Oxford/AstraZeneca, que será produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz. São dois aspectos envolvidos: os dois milhões de doses que foram produzidas na Índia, e que estão atrasadas para a chegada ao Brasil, e a importação de insumos da China, para a produção do imunizante na Fiocruz.
Pra falar sobre esses atrasos e a preocupação com a possível falta de doses a convidada deste episódio do podcast 15 Minutos é a Camila Abrão, repórter da editoria de República da Gazeta do Povo.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF