Os ministros das Relações Exteriores de Brasil, Mauro Vieira, e do regime chavista da Venezuela, Yván Gil, revisaram a agenda de trabalho bilateral visando avançar nas relações entre os dois países, que foram retomadas em janeiro após quatro anos de suspensão, informou nesta segunda-feira (10) o próprio chanceler venezuelano.
No Twitter, Gil afirmou que, durante uma conversa telefônica com Vieira, os dois debateram a “agenda de trabalho para continuar avançando em favor do bem-estar” de ambos os povos. Eles também trocaram “opiniões sobre questões de interesse bilateral”, ainda de acordo com o ministro venezuelano, que não deu mais detalhes.
Delegações de ambos os países se reuniram recentemente em Caracas para promover o comércio binacional e ratificar o compromisso de combater conjuntamente o contrabando na fronteira comum.
As partes aprovaram a instalação de uma comissão administrativa para lidar com acordos de complementação econômica e uma comissão de trabalho para a “avaliação de produtos brasileiros de origem animal e vegetal”, de acordo com um comunicado da ditadura venezuelana.
Além disso, as delegações “concordaram em se reunir em breve para estabelecer as mesas técnicas correspondentes com o objetivo de relançar a relação bilateral no âmbito da construção do novo mapa de cooperação baseado nos princípios de solidariedade e complementaridade”.
As relações entre os dois países, suspensas em 2019, foram retomadas em 1º de janeiro com o retorno de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF