O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta sexta-feira (3) que recebeu a garantia do chanceler israelense, Eli Cohen, de que os brasileiros sairão da Faixa de Gaza até a próxima quarta-feira (8). Ao todo, 34 brasileiros aguardam autorização para deixar a região. "Tive uma conversa telefônica com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, e ele me deu garantias de que até a quarta-feira todos os brasileiros que estão em Gaza poderão sair pela passagem de Rafah", afirmou Vieira.
O ministro disse que esta foi a quarta conversa que teve com Cohen nos últimos dias para discutir o tema. Segundo Vieira, o chanceler israelense disse que, se for possível, poderá adiantar a repatriação dos brasileiros. Nesta sexta (3), o terceiro grupo de estrangeiros foi autorizado a deixar Gaza através da fronteira com o Egito pela cidade de Rafah. Entre os 571 nomes da lista estão pessoas com cidadania nos Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Indonésia, Alemanha e México.
O ministro informou que os brasileiros “terão acesso, já providenciado pelas embaixadas do Brasil tanto em Ramalá como no Egito, até o aeroporto onde está o avião da Força Aérea Brasileira que os trará para o Brasil". Desde que a primeira lista com a autorização de saída foi divulgada na quarta (1º), com quase 500 nomes, Vieira negocia o retorno de brasileiros com o chanceler israelense e com o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry. O conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas teve início no dia 7 de outubro.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF