Os brasileiros preferem a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro à Janja Lula da Silva, a atual primeira-dama, segundo um levantamento divulgado nesta sexta-feira (24) pelo Paraná Pesquisas. Na comparação, os dados apontam que 43,4% dizem gostar mais de Michelle; já 34,7% simpatizam com Janja.
Outros 16,1% dos entrevistados declararam não ter preferência por nenhuma delas e 5,9% não souberam responder. A pesquisa foi encomendada pelo Partido Liberal (PL), legenda da qual a esposa de Jair Bolsonaro faz parte.
Michelle é a presidente do PL Mulher e não descarta a possibilidade de disputar um cargo eletivo. Socióloga, Janja é uma pessoa ativa na política, mas diz preferir atuar nos bastidores.
Na semana passada, a primeira pesquisa da Genial/Quaest sobre as eleições de 2026, indicou que 41% dos eleitores que votaram em Bolsonaro em 2022 preferem que Michelle enfrente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026. Veja mais detalhes sobre o levantamento da Genial/Quaest, aqui.
O Paraná Pesquisas perguntou aos entrevistados: "Entre a ex-Primeira-Dama Michelle Bolsonaro e a atual Primeira-Dama Janja Lula da Silva, com qual delas o(a) Sr(a) mais gosta ou simpatiza?"
- Michelle Bolsonaro (PL): 43,4%
- Janja Lula da Silva: 34,7%
- Nenhuma: 16,1%
- Não sabe/Não opinou: 5,9%
Eleitores do Nordeste preferem Janja, nas demais regiões Michelle lidera
Michelle é mais querida entre moradores das regiões Norte e Centro-Oeste (50,2%), Sul (49,3%) e Sudeste (45,7%). Janja vence a disputa pela preferência dos eleitores apenas no Nordeste, reduto do PT, com 43,4%.
Na estratificação de gênero, idade escolaridade e religião, Michelle está numericamente a frente entre entrevistados do sexo masculino (49,1%), pessoas de 35 a 44 anos (49,6%), com ensino superior completo (50%) e entre aqueles que se identificam como evangélicos (56,8%).
Janja lidera entre entrevistados do sexo feminino (39,9%), jovens de 16 a 24 anos (45,8%), pessoas com ensino fundamental completo (39,5%) e pessoas sem religião ou que não se identificaram como católicos ou evangélicos (43,5%).
Há um empate técnico entre as duas entre os entrevistados que se declaram católicos: 39,4% deles dizem simpatizar com Michelle e 38% preferem Janja.
Entre a População Economicamente Ativa (PEA) Michelle tem a simpatia de 48% contra 31,6% de Janja. Já a parcela que identificada como não economicamente ativa prefere a socióloga, com 40,2%.
Metodologia
O Paraná Pesquisas entrevistou 2.020 pessoas, com 16 anos ou mais, em 160 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal. O levantamento foi realizado entre os dias 27 de abril e 1º de maio. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos para o resultado geral.
Nas análises das questões por localidade, o grau de confiança também é de 95% para uma margem de erro de 3,4 pontos percentuais para o estrato do Sudeste, onde foram realizadas 853 entrevistas, 4,2 pontos percentuais para o estrato do Nordeste, onde foram realizadas 562 entrevistas, 5,7 pontos percentuais para o estrato do Norte + Centro-Oeste onde foram realizadas 303 entrevistas e 5,8 pontos percentuais para o estrato do Sul, onde foram realizadas 302 entrevistas.
Já a metodologia da pesquisa Genial/Quaest relata que os pesquisadores ouviram presencialmente 2045 pessoas, com 16 anos de idade ou mais, entre os dias 2 e 6 de maio. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF