Na manhã deste domingo (6), o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que repatriou brasileiros do Líbano pousou na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo. Ao todo, 228 pessoas estavam a bordo, incluindo 10 crianças de colo e três animais de estimação, segundo informações do G1.
Antes de receber autorização para partir, o avião fez uma parada técnica em Lisboa, Portugal, para abastecimento. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve recepcionar o grupo.
Após a chegada ao Brasil, a FAB planeja que o avião retorne ao Líbano para buscar mais cidadãos que solicitaram ajuda do governo federal para deixar a zona de conflito entre Israel e o grupo terrorista Hezbollah.
Mais brasileiros esperam por resgate no Líbano
De acordo com o G1, cerca de três mil brasileiros solicitaram ajuda para deixar o Líbano, sendo a maioria moradores do Vale do Bekaa e da capital, Beirute. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, esclareceu os critérios para seleção dos repatriados em uma coletiva na última quinta-feira (3).
Os critérios priorizam brasileiros não residentes, seguidos pelos residentes. Além disso, dentro dessas categorias, têm preferência idosos, mulheres, gestantes, crianças, pessoas com deficiência e doentes. A lista para o primeiro voo foi organizada com base nesses parâmetros e na capacidade da aeronave.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião