Na manhã deste domingo (6), o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que repatriou brasileiros do Líbano pousou na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo. Ao todo, 228 pessoas estavam a bordo, incluindo 10 crianças de colo e três animais de estimação, segundo informações do G1.
Antes de receber autorização para partir, o avião fez uma parada técnica em Lisboa, Portugal, para abastecimento. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve recepcionar o grupo.
Após a chegada ao Brasil, a FAB planeja que o avião retorne ao Líbano para buscar mais cidadãos que solicitaram ajuda do governo federal para deixar a zona de conflito entre Israel e o grupo terrorista Hezbollah.
Mais brasileiros esperam por resgate no Líbano
De acordo com o G1, cerca de três mil brasileiros solicitaram ajuda para deixar o Líbano, sendo a maioria moradores do Vale do Bekaa e da capital, Beirute. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, esclareceu os critérios para seleção dos repatriados em uma coletiva na última quinta-feira (3).
Os critérios priorizam brasileiros não residentes, seguidos pelos residentes. Além disso, dentro dessas categorias, têm preferência idosos, mulheres, gestantes, crianças, pessoas com deficiência e doentes. A lista para o primeiro voo foi organizada com base nesses parâmetros e na capacidade da aeronave.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF