#143 - Levantamento aponta êxodo de brasileiros das classes média e média alta. Entre os principais motivos para a saída do país estão a violência e a instabilidade política e econômica; e a regulamentação das apostas esportivas deve sair até março, segundo o Governo.
***1) Em 2019, o número de pessoas que optaram por deixar o Brasil e se mudar definitivamente para o exterior foi mais que o dobro do registrado em 2013. Essa estatística se refere apenas às emigrações de brasileiros com Declaração de Saída Definitiva, registradas pela Receita Federal. Ou seja, o número provavelmente é maior, já que muitos não fazem a Declaração de Saída Definitiva. Além do aumento registrado no período – o pico foi em 2018 –, o perfil do emigrante brasileiro mudou. Antes, as pessoas que deixavam o país eram em na maioria solteiras. Agora, são mestres, doutores, casais e famílias completas. Já os motivos para a tomada de decisão continuam os mesmos. A repórter Giovanna Tortato comenta o assunto neste episódio do podcast 15 Minutos.
***2) O governo pretende publicar até março um decreto que regulamenta as apostas esportivas de cota fixa. A expectativa é de que este mercado movimente cerca de R$ 5 bilhões a R$ 6 bilhões, segundo o coordenador Geral de Regulação de Loteria do Ministério da Economia, Adhemar Ranciaro Neto. A repórter de República, Camila Abrão, explica como essas apostas vão funcionar.
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O podcast 15 minutos é um espaço de discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcasts, Deezer e no iTunes.
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Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
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