STF
Julgamento do quarto bloco de denunciados começa nesta terça-feira (9) no plenário virtual do STF.| Foto: Nelson Jr./STF.

Por 8 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta segunda-feira (8) tornar réus mais 250 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposto envolvimento nos atos de 8 de janeiro. Todos os ministros já se manifestaram no plenário virtual da Corte durante o julgamento do terceiro bloco de acusados.

O julgamento será encerrado às 23h59 desta segunda, a maioria já tinha sido formada neste domingo (7). Até o momento, o STF tornou réus 550 denunciados. Estão sendo analisadas os inquéritos que julgam os autores intelectuais (4921) e os executores (4922) dos atos de vandalismo que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.

Acompanharam o entendimento do relator, Alexandre de Moraes, os ministros: Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Gilmar Mendes.

Os ministros Nunes Marques e André Mendonça divergiram do entendimento do relator no inquérito 4921 e votaram contra tornar réus 200 presos no acampamento em frente ao QG do Exército, em Brasília.

Já no inquérito 4922, os ministros Nunes Marques e André Mendonça decidiram acompanhar o relator “com ressalvas”. Mendonça aceitou denúncias contra 50 acusados de executarem os atos de vandalismo. Neste caso, Nunes Marques rejeitou quatro denúncias e aceitou as demais.