Um hospital de campanha foi montado próximo à Casa de Saúde Indígena Yanomami para auxiliar na assistência aos indígenas.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

Os ministros da Defesa, José Múcio Monteiro, e dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, viajam à Boa Vista na tarde desta quarta (8) para acompanhar as ações de assistência do governo aos povos indígenas do território Yanomami, que enfrenta uma grave crise humanitária.

Entre os compromissos, segundos os ministérios, estão visitas à base da Operação Acolhida, que recebe os imigrantes venezuelanos, ao Centro de Coordenação de Interiorização, aos abrigos Rondon 5 e Waraotuma a Tuaranoko, a Casa de Saúde Indígena Yanomami (CASAI), entre outros.

Na quinta (9), os ministros visitam o polo base de Surucucu, região de referência dentro do território, a uma hora e meia de voo da capital. O território Yanomami está sob decreto de Emergência em Saúde desde meados de janeiro, quando surgiram as primeiras denúncias de falta de assistência sanitária aos indígenas, que teria resultado na morte de 570 crianças por desnutrição nos últimos anos.

Publicidade