O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) discordou da declaração do presidente Jair Bolsonaro de que teriam ocorrido fraudes nas urnas eletrônicas nas eleições de 2014. Bolsonaro, que defende o voto impresso e auditável, afirma de forma recorrente que houve fraudes nas eleições de 2014 e 2018. Apesar de não apresentar provas, o presidente disse que Aécio teria derrotado Dilma Rousseff (PT). O tucano considera que não houve fraude em 2014.
Porém, o deputado defende uma atualização no modelo utilizado para apurar os votos. A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo. “Eu não acredito que tenha havido fraudes nas urnas em 2014, tão pouco acredito que nós estejamos fadados a viver eternamente com as urnas eletrônicas de primeira geração. O mundo inteiro que utiliza urnas eletrônicas avançou para algum tipo de auditagem, de conferência. Isso vem não contra, mas em benefício da credibilidade, da confiabilidade do nosso sistema”, disse Aécio.
O deputado também afirmou que defende “retomar essa discussão sobre possibilidade de auditagem dos votos num momento menos contaminado pelo radicalismo político”.