O retorno será feito de maneira gradual para evitar filas externas ou aglomerações no interior das agências.| Foto: André Rodrigues/Arquivo/Gazeta do Povo
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As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a retomar neste mês o atendimento presencial sem a necessidade de agendamento prévio. A portaria com a determinação foi publicada nesta quarta-feira (2) no Diário Oficial. Interrompido em 2020 por causa da pandemia, o atendimento presencial nas agências do INSS começou a ser retomado ainda no final de 2020, mas somente mediante a marcação de horário de forma antecipada.

De acordo com a portaria, além dos pedidos já agendados, as agências do INSS retomam também o chamado atendimento espontâneo, realizado na triagem, no autoatendimento orientado ou em guichê específico para informação ou orientação, sem necessidade de prévio agendamento. O retorno será feito de maneira gradual para evitar filas externas ou aglomerações no interior das agências.

Pela portaria, deverão retomar as atividades de orientação sobre benefícios e serviços previdenciários, bem como os atendimentos por decisão judicial; para emissão de senha para acesso à plataforma Gov.br; para acesso aos serviços ofertados pelo autoatendimento orientado, nas unidades participantes do Projeto do Novo Modelo de Atendimento.

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A portaria orienta ainda que, nos casos classificados como de "Atendimento Simplificado", de baixa complexidade, e "Atendimento Específico", de alta complexidade, deverá ser feito agendamento do serviço, por meio da Central 135 ou na própria agência. Já para os serviços de alta complexidade que não estão disponíveis nos canais remotos ou por meio de agendamento específico, o atendimento também poderá ser feito, excepcionalmente nas agências.

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