Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Multas e acordos

AGU pede ao STF que União defina aplicação de dinheiro recuperado pela Lava Jato

Dinheiro recuperado pela Lava Jato
AGU se movimentou após decisão da 13ª Vara Federal em Curitiba, que acatou pedido da força-tarefa para destinar recursos recuperados no combate à Covid-19. (Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

A Advocacia-Geral da União pediu ao Supremo Tribunal Federal que garanta ao governo federal a prerrogativa de decidir o destino de valores recuperados em casos de corrupção, como os da Operação Lava Jato. O pedido foi feito nesta segunda-feira (13), em manifestação anexada ao processo em que é discutido se o Ministério Público pode vincular a devolução dos recursos para determinadas áreas do governo após recuperar o dinheiro desviado dos cofres públicos. Na petição, o advogado-geral da União, José Levi do Amaral, afirma que o Poder Judiciário não pode aceitar pedido do MP para determinar a destinação dos valores sem previsão em lei. Segundo Amaral, a decisão deve ter a participação da União, a quem cabe a execução orçamentária. A manifestação foi motivada por decisão proferida pela juíza Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal em Curitiba, que acatou pedido dos procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba para destinar recursos recuperados por meio de acordos de leniência ao combate à Covid-19. As informações são da Agência Brasil.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.