Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Por Auxílio Brasil

Aliados sugerem novo decreto de calamidade caso PEC dos precatórios trave no Congresso

calamidade
PEC dos precatórios está em discussão na Câmara dos Deputados (Foto: Mario Roberto Duran Ortiz)

Ouça este conteúdo

Líderes da base aliada sugerem ao governo federal um novo decreto de calamidade caso a PEC dos precatórios seja travada no Congresso Nacional. A emenda constitucional é fundamental na estratégia do governo de abrir espaço no Orçamento para ampliar o valor do Auxílio Brasil, o substituto do Bolsa Família, para R$ 400. A informação é do portal Estadão.

A PEC, que limita o pagamento de dívidas judiciais pela União e muda a forma de correção do teto de gastos, sofre resistência na Câmara. A ideia de flexibilização do teto, embora continue sendo prioridade do governo, foi mal recebida pelo mercado e é alvo de ataques da oposição.

Por se tratar de uma mudança na Constituição, a PEC tem um trâmite mais complicado: são necessários os votos de 308 deputados e de 49 senadores, em dois turnos de votação em cada casa legislativa, para ser aprovada. Já o decreto de calamidade precisaria apenas de maioria simples tanto na Câmara quanto no Senado. O novo decreto autorizaria o governo a gastar fora do Orçamento para enfrentar os efeitos econômicos e sociais da pandemia, como ocorreu no ano passado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros