Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Lava Jato no STF

André Mendonça interrompe julgamento no STF que pode extinguir pena de Dirceu

André Mendonça STF
Ao pedir vista, Mendonça disse que decisão sobre Dirceu poderá impactar outros casos (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

Ouça este conteúdo

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta terça-feira (22) o julgamento de uma ação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu que busca extinguir, por prescrição, uma pena de 8 anos de prisão a que foi condenado na Lava Jato.

Na sessão, o ministro Edson Fachin, relator da operação na Corte, votou pela rejeição do pedido e Ricardo Lewandowski a favor. O julgamento, no entanto, foi interrompido por um pedido de vista do ministro André Mendonça – ele disse que precisa de mais tempo para analisar o caso, porque a decisão poderá ter impacto em outros processos. Ainda não há data para retomada da análise.

Na ação de Dirceu, a defesa diz que o caso prescreveu. No processo em que foi condenado, considerou-se que o petista pediu propina em 2009 em negócios da Petrobras, mas recebeu dinheiro até 2012. A defesa quer que, para a contagem do tempo de prescrição, seja levada em conta a primeira data e não a última do crime.

“Estando claramente configurada nos autos a solicitação das vantagens indevidas com a finalidade de viabilizar o aperfeiçoamento do contrato firmado em 16/10/2009, não é possível cogitar-se de uma projeção ou de perpetuação no tempo do marco consumativo da corrupção passiva, porquanto se trata de um crime de natureza formal, em que o recebimento posterior de valores constitui simples exaurimento da prática delituosa antecedente”, disse Lewandowski na sessão.

A decisão final depende dos votos de André Mendonça, Gilmar Mendes e Kassio Marques.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.