A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta segunda-feira (16) que já foram contabilizados sete ataques contra torres de transmissão de energia elétrica em três estados desde a semana passada. A agência identificou quatro torres derrubadas e afirmou que “não houve interrupção do fornecimento de transmissão de energia em virtude dessas ocorrências”.
As ocorrências foram registradas em Rondônia (3), Paraná (2) e em São Paulo (2). Sendo três torres derrubadas em Rondônia e uma no Paraná, e outras 12 danificadas, sendo quatro no Paraná, duas em São Paulo e seis em Rondônia.
As instalações atingidas pertencem à Eletronorte, à Evoltz, à Furnas, à ISA CTEEP e à Taesa. Segundo a Aneel, as empresas “estão atuando nas avarias detectadas, e os eventos estão sendo monitorados e fiscalizados pela agência”. A Agência também diz que tem mantido o Ministério de Minas e Energia (MME) informado de todos os eventos, como também tem interagido com as autoridades de segurança pública.
Na última terça-feira (10), o governo federal criou um gabinete de crise para apurar a derrubada das torres de transmissão e evitar novas ocorrências e o desabastecimento de energia elétrica no país.