Ouça este conteúdo
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi eleita uma das 12 mulheres do ano pela revista Time, de acordo com a lista publicada nesta quinta (2). Ela é irmã da vereadora Marielle Franco (PSOL), morta em 2018 ao lado do motorista Anderson Gomes e que teve o caso reaberto por uma força-tarefa determinada pelo Ministério da Justiça.
Segundo a reportagem da Time, Anielle se destacou na lista deste ano por conta de seu ativismo em busca de um “impacto significativo”, principalmente após a morte da irmã.
“Agora, como Ministra da Igualdade Racial no novo governo do Brasil, ela está canalizando sua dor em ação. ‘Perdi o medo quando mataram minha irmã’, diz Franco. ‘Agora eu luto por algo muito maior do que eu’”, relata a publicação ao justificar a escolha.
Em uma publicação no Twitter, Anielle Franco se disse “muito orgulhosa e emocionada” por ter sido “a primeira e única brasileira indicada como ‘Mulher do Ano’ entre as doze escolhidas pela revista norte-americana Time”.
“Estou muito feliz e não chego sozinha, esse reconhecimento não é só meu, é de todas as mulheres negras do Brasil”, completou.