Centro de Especialidades Odontológicas se torna unidade exclusiva para atender profissionais da rede municipal de saúde com sintomas de covid-19. Na imagem teste rápido. Curitiba, 24/04/2020. Foto: Pedro Ribas/SMCS
O autoteste COVID Ag Detect será fabricado no Brasil pela empresa Eco Diagnostica Ltda.| Foto: Pedro Ribas/SMCS

A Anvisa aprovou nesta quarta-feira (23) o segundo autoteste para Covid-19 do país. O autoteste COVID Ag Detect será fabricado no Brasil pela empresa Eco Diagnostica Ltda. Ele foi desenvolvido para uso de amostra obtida por swab nasal não profundo e fornece o resultado após 15 minutos.

“Para analisar o pedido de registro, a Anvisa avalia uma série de requisitos técnicos, entre os quais estão a usabilidade e o gerenciamento de risco. Estes dois critérios são centrais para um autoteste e servem para adequar o produto ao uso por pessoas leigas, garantindo maior segurança”, diz a agência reguladora.

Segundo a Anvisa, o produto atendeu aos critérios técnicos definidos pelo órgão e também teve o desempenho avaliado e aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), conforme estabelecido no Plano Nacional de Expansão da Testagem (PNE) do Ministério da Saúde. A disponibilidade do produto no mercado depende da empresa detentora do registro.