Ouça este conteúdo
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) identificou nesta terça-feira (30), de forma preliminar, dois resultados positivos para a nova variante da Covid-19, chamada Ômicron. De acordo com a Anvisa, um passageiro vindo da África do Sul desembarcou em Guarulhos no dia 23 com resultado de RT-PCR negativo. No dia 25, com vistas a se preparar para a viagem de regresso à África do Sul, ele procurou o laboratório novamente com sua esposa para realizarem novos testes requeridos para o retorno. Naquele momento, ambos testaram positivo para a Covid-19 e o fato foi comunicado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de São Paulo.
Após os resultados positivos, o laboratório Albert Einstein realizou o sequenciamento genético das amostras. Hoje, o laboratório informou a agência que as análises prévias identificaram a variante Ômicron do Sars-Cov-2 nas amostras do casal. A Anvisa anunciou que o material será enviado para análise confirmatória no Instituto Adolfo Lutz (IAL).
"A Anvisa também oficiou o Ministério da Saúde e as Secretarias de Saúde estadual e municipal de São Paulo sobre o evento em saúde identificado na data de hoje para adoção das medidas de saúde pública pertinentes", diz nota da agência.