A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que realizou na noite de segunda (21) uma ação de fiscalização e acompanhamento no voo que chegou no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, proveniente do Reino Unido. A ação, segundo a Anvisa, será adotada nos próximos voos que tiverem a mesma origem. A medida ocorre após a detecção de uma mutação do novo coronavírus no país europeu.
O Brasil, por enquanto, não deve seguir outros países da Europa e outros continentes na imposição de restrições a voos do Reino Unido. Para o governo, no entanto, a portaria publicada no último dia 17, exigindo a apresentação do teste RT-PCR negativo tanto para brasileiros quanto para estrangeiros é suficiente para barrar a entrada de infectados vindos do país.
Na ação desta segunda, entretanto, a Anvisa e outros órgãos de governo adotaram medidas de controle sanitário, antes da chegada da aeronave no país. Os passageiros foram orientados, uma mensagem sonora no voo foi emitida e foi feita fiscalização no interior da aeronave, antes do desembarque, além da solicitação de informações sobre passageiros e tripulantes à empresa aérea. Além dessas medidas, outras estão sendo adotadas como restrições de acesso ao Duty Free em voos provenientes do Reino Unido nos aeroportos de Guarulhos e Galeão, diz a Anvisa.