Anvisa suspende de forma cautelar os ensaios clínicos da vacina Covaxin no Brasil
Sede da Anvisa.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (8) o pedido de uso emergencial de um novo medicamento para pacientes com Covid-19, o sotrovimabe. Segundo a agência reguladora, o medicamento "atua contra a proteína spike do Sars-CoV-2 e é projetado para bloquear a ligação do vírus e a sua entrada nas células humanas".

O medicamento é indicado para pacientes com casos leves e moderados da doença, mas que apresentem alto risco de progressão para o estágio grave da doença. O pedido foi apresentado pela fabricante GlaxoSmithKline Brasil, no dia 19 de julho deste ano. O sotrovimabe é de uso restrito a hospitais e não pode ser vendido em farmácias e drogarias, disse a Anvisa em nota. O uso recomendado é uma dose única de 500 mg, administrada por infusão intravenosa.

"O Sotrovimabe não está indicado para uso em pacientes hospitalizados, que necessitem de oxigenoterapia ou que precisem de aumento na taxa de fluxo de oxigênio basal", ressalta a agência. Este é o quinto medicamento autorizado no Brasil para tratamento da Covid-19, sendo o quarto em uso emergencial.