O secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, será o chefe interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou Cappelli para assumir o cargo após o general Gonçalves Dias pedir demissão.
A informação foi divulgada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, informou a Agência Brasil. Nas redes sociais, Cappelli comentou a indicação nesta noite e disse que assume interinamente o GSI "com equilíbrio, firmeza e o compromisso de sempre com o Brasil".
Dias deixou o cargo no mesmo dia em que vídeos foram divulgados pela CNN Brasil. As imagens mostram o general e outros funcionários da pasta dentro do Palácio do Planalto, no dia 8 de janeiro, quando vândalos invadiram as sedes dos Três Poderes.
Cappelli foi o interventor responsável pela segurança pública do Distrito Federal logo após os atos golpistas de 8 de janeiro. "O presidente Lula convidou Ricardo Cappelli para assumir interinamente a Secretaria Executiva do GSI. Ricardo Cappelli responderá pelo Gabinete de Segurança Institucional durante os próximos dias, até posterior definição", disse a Secom, no Twitter.