Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Após falhas em testes, Anvisa suspende comercialização de lotes de preservativos

Medicamento da AstraZeneca recebe aval da Anvisa para tratamento da Covid-19
Segundo a Anvisa, os lotes dos produtos falharam nos ensaios de estouro, após três anos, o que impossibilita a manutenção de sua validade por até cinco anos. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, a fabricação, a importação, a propaganda e o uso de lotes do preservativo masculino Blotex Zero e Blotex Sensitive Super Aloe Vera.A decisão foi publicada na quarta-feira (23) no Diário Oficial.

Segundo a Anvisa, os lotes dos produtos falharam nos ensaios de estouro, após três anos, o que impossibilita a manutenção de sua validade por até cinco anos. A detentora dos registros já iniciou ações de campo de recolhimento dos lotes.

Por meio de nota publicada pela Agência Brasil, a fábrica de artefatos de Látex Blowtex Ltda confirmou que os lotes foram inicialmente produzidos com prazo de validade de cinco anos, mas que testes laboratoriais recentes indicaram que pode haver risco maior de ruptura após três anos. “Com qualquer preservativo, se este romper, você deve tomar precauções adicionais para reduzir a chance de gravidez ou de infecções sexualmente transmissíveis”, alerta a empresa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.