O ministro Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública. dá poderes ao Executivo não previstos na legislação. Especialistas e deputados temem que a medida seja usada para criar um “Ministério da Verdade”| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, participará de uma sessão na Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado na próxima terça-feira (9), às 10 horas. O objetivo será esclarecer os planos e a agenda estratégica da pasta para os próximos anos.

O requerimento da presença de Dino foi feito pelo senador Magno Malta (PL-ES), um crítico do ministro. No fim de abril, por exemplo, Malta disse via Twitter que o ministro "tem muito o que explicar" sobre a falta de segurança durante as invasões dos atos do dia 8 de janeiro.

Os convites a autoridades do Executivo são uma rotina do Legislativo no começo de atividades. Chamar ministros para fornecer informações sobre temas relacionados às suas responsabilidades é uma das atribuições das comissões. Na semana passada, Dino foi à Câmara, onde deputados cobraram ações contra corrupção por parte do atual governo. Em março, também na Câmara, ele prestou esclarecimentos relacionados aos atos do dia 8/1.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]