O comércio de Araraquara pode voltar a funcionar de forma presencial, em drive-thru e delivery, conforme decisão judicial publicada nesta sexta-feira (26) que considerou ilegal e inconstitucional o decreto municipal que vetava as atividades. A decisão liminar atende a um mandado de segurança da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia), que representa 450 empresas.
"As restrições impostas não só ofendem as garantias constitucionais como provocam também sérios problemas sociais, como a miséria e o agravamento da fome", escreveu o juiz Italo Ferro, da 1ª Vara da Fazenda de Araraquara, em sua decisão. O magistrado mencionou na decisão uma publicação denominada "O Vírus da Fome: como o coronavírus está potencializando a fome em um mundo faminto" e relacionou com o artigo da Constituição que inclui a erradicação da pobreza como objetivo fundamental do país, justificando que o decreto fere a Constituição.
Ao autorizar o retorno das atividades, o juiz condicionou à observação das medidas impostas pelas autoridades e recomendações da Organização Mundial de Saúde. O Sincomercio - órgão sindical que representa os comerciantes da cidade - orientou a seus associados que cumpram a ordem judicial, observando as regras do Plano São Paulo.
A prefeitura informou, em nota, que "recorre da decisão contra o isolamento social" e reforçou que continua fiscalizando o cumprimento do decreto estadual. "As medidas de isolamento social têm por objetivo impedir que a pandemia cresça entre os moradores de Araraquara, levando ao colapso o sistema de saúde e gerando mortes. As medidas em defesa da vida, tomadas pelo Município, têm respaldo na Constituição Federal, em decisão do Supremo Tribunal Federal", diz a nota.
SP: Justiça permite reabertura do comércio em Araraquara de forma presencial
- 27/03/2021 11:05
- Estadão Conteúdo
CARREGANDO :)
Ouça este conteúdo
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Publicidade
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF