Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Câmara dos Deputados

Arthur Lira defende fundo emergencial para socorrer locais atingidos por desastres naturais

Arhur Lira defende criação de fundo emergencial para socorrer locais atingidos por desastres naturais
Arthur Lira se reuniu na manhã desta terça-feira (28) com deputados baianos para debater situação de municípios atingidos por fortes chuvas (Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

Após reunião com parlamentares baianos na manhã desta terça-feira (28), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu a criação de um fundo emergencial para fornecer recursos para estados e municípios reconstruírem estruturas danificadas em desastres naturais, como as chuvas que atingem as regiões Nordeste, Norte e Sudeste do país. Deputados que participaram da reunião endossaram a relevância da medida.

“Muitas coisas podem ser evitadas se tivermos um programa permanente de reconstrução e de prevenção. Para isso, essa medida legislativa deve ser estudada”, disse Lira. O parlamentar destacou que ações imediatas para socorrer locais que têm sido alvo de chuvas intensas são de responsabilidade do poder executivo a nível federal, estadual e municipal e elogiou a mobilização conjunta de União, estados e municípios para atender a população.

Apenas na Bahia – que, segundo o governador Rui Costa (PT), atravessa atualmente o maior desastre natural de sua história – quase 500 mil pessoas foram afetadas de alguma forma pelas chuvas que atingem as áreas sul e sudoeste do estado desde novembro e que devem perdurar pelo próximos dias. De acordo com informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) divulgadas nesta segunda-feira, o estado registrava 358 feridos e 20 mortes. Havia, ainda, 31,4 mil desabrigados. O número total de municípios atingidos vem crescendo, e conforme o levantamento já alcançava 116, dos quais cem decretaram situação de emergência.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.