O novo presidente do BNDES, Gustavo Montezano, afirmou que o banco de desenvolvimento terá cinco metas claras. Ele tomou posse nesta terça-feira (16), no Palácio do Planalto, em Brasília, e concedeu entrevista coletiva à imprensa. As metas são:
- Explicar o que é a caixa-preta
- Acelera a venda de participação acionária especulativa que o banco ainda detém
- Concluir devolução de R$ 126 bilhões ao Tesouro ainda neste ano
- Ter um plano trianual com metas e orçamento claros para o banco
- Transformar o BNDES em um banco de serviços para o governo, ajudando nas privatizações, concessões, desinvestimento e reestruturação financeira de Estados
Sobre o tema da caixa-preta do BNDES, Montezano esclareceu que não tem um opinião formada sobre se há ou não uma caixa-preta para ser aberta, pois há informações distintas sobre o tema. Ele deu para si mesmo um prazo de dois meses para que ele e sua equipe estudem e tragam uma explicação para a sociedade. "Eu não tenho opinião formada sobre o tema. O que eu estou colocando como objetivo é prazo de dois meses para formar sobre o tema", afirmou. "Espero ser capaz de explicar para a população o que é essa caixa-preta ao final de dois meses. O que vai vir de lá ainda não sei, mas preciso de um tempo para fazer o deve de casa", completou.