Arthur do Val, ex-deputado estadual por São Paulo, enfrentará processo de cassação mesmo após renúncia.| Foto: Reprodução Youtube
Ouça este conteúdo

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) dará continuidade ao processo de cassação do deputado Arthur do Val (União), mesmo após o pedido de renúncia formalizado por ele em 20 de abril. A decisão foi tomada após parecer favorável da Procuradoria da Casa que indicou, com base no Código de Ética e Decoro, que o processo deve avançar independentemente de o ex-parlamentar ter deixado o cargo.

O entendimento contraria a defesa de Do Val, para quem a renúncia deveria extinguir o processo instaurado na Alesp. Em nota divulgada quando abandonou o cargo, o ex-deputado afirmou ser vítima de um processo injusto e arbitrário e que continuará lutando por seus direitos.

No dia 12, o Conselho de Ética da Assembleia paulista aprovou, por unanimidade, relatório que pede a cassação de Arthur do Val em razão de áudios sexistas de autoria confirmada do ex-deputado e que foram tornados públicos. Agora, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa convocou para a próxima terça-feira (3) uma reunião sobre o prosseguimento do caso.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]