Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fundo partidário

Avante alcança cláusula de desempenho após retotalização de votos no MS

Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão.
Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão. (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

Uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em relação a eleição de um candidato no Mato Grosso do Sul, garantiu ao partido Avante, a cláusula de desempenho necessária para o partido ter direito ao fundo partidário e a uma liderança na Câmara dos Deputados.

O TSE deferiu o registro de candidatura do Promotor Harfouche e com o reprocessamento da totalização de votos, o número de votos do Avante superou os 2% no MS. Harfouche teve apenas 17.946 e não foi eleito, ou seja, a retotalização não alterou o resultado da eleição, mas deu ao Avante o número de votos necessários para atingir a cláusula de desempenho – ao menos 2% dos votos válidos em pelo menos nove estados.

Com a mudança nos votos, o partido passou a ter direito a liderança partidária na Câmara dos Deputados, além de recursos do Fundo Partidário e tempo na propaganda gratuita no rádio e na televisão – em ambos os casos, proporcionalmente ao tamanho da bancada na Câmara. Dessa forma, subiu para 13 o número de partidos ou federações que atingiram a cláusula de desempenho.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.