Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Imunização

Baixa cobertura faz governo prorrogar campanha de vacinação contra poliomielite

Curitiba terá mutirão para vacinar crianças contra a pólio.
Até o momento apenas 35% das crianças na faixa etária de 1 a 5 anos de idade foram imunizadas contra a poliomielite. (Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (6) que irá prorrogar a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e multivacinação até o dia 30 de setembro. Segundo o governo, a ampliação do prazo tem o objetivo de aumentar as coberturas vacinais e a adesão da população. Até o momento apenas 35% das crianças na faixa etária de 1 a 5 anos de idade foram imunizadas contra a poliomielite. Cerca de 4 milhões de doses foram aplicadas desde o início da mobilização.

O objetivo da campanha, que inicialmente iria até a sexta-feira (9), é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite neste público, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e aumentar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. “O Programa Nacional de Imunizações (PNI) alerta sobre a importância e o benefício da vacinação, para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite, uma vez que o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994”, alerta a pasta.

De acordo com o Ministério da Saúde, o público-alvo da campanha contra a poliomielite tem mais de 14,3 milhões de crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as crianças menores de 1 ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário. As crianças de 1 a 4 anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.