Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Meio ambiente

Barragem de rejeitos da mineração de ouro rompe em Mato Grosso

barragem de rejeito de lavra de ouro rompeu nesta terça-feira, 1, no município de Nossa Senhora do Livramento, em Mato Grosso.
A estrutura tem altura de 15 metros e volume armazenado de 582,1 mil metros cúbicos de rejeito. (Foto: Divulgação/ANM)

Uma barragem de rejeito de lavra de ouro rompeu nesta terça-feira (1), no município de Nossa Senhora do Livramento, em Mato Grosso. O rompimento, que ainda não teve a sua causa esclarecida, foi confirmado pela Agência Nacional de Mineração (ANM). A estrutura tem altura de 15 metros e volume armazenado de 582,1 mil metros cúbicos de rejeito. Não houve vítimas e duas pessoas que trabalhavam no local foram levadas ao hospital, segundo a ANM.

A barragem TB01 está em nome do empresário Marcelo Massaru Takahashi. A denúncia do rompimento foi feita por volta das 9 horas da manhã pelos próprios moradores da região à ANM, que deslocou uma equipe ao local. Os técnicos constataram que os rejeitos atingiram uma área onde havia vegetação no local. "Pelo que foi possível observar, o material escoou por uma área que varia de 1 a 2 km, a partir do pé do talude onde ocorreu a ruptura do barramento", informou a agência.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.