Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Em congresso de magistrados

Barroso diz que mundo passa por “momento de erosão da democracia”

militares STF
Ministro Barroso afirmou que democracia passa por momento de erosão no mundo (Foto: Fellipe Sampaio/ STF)

Ouça este conteúdo

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que o mundo passa por um “momento de erosão da democracia" e que é preciso fazer uma autocrítica para restabelecer o sistema. A declaração foi dada nesta sexta-feira (13) durante o Congresso Brasileiro de Magistrados, que ocorre em Salvador (BA), de acordo com informações do G1.

Ao citar exemplos, o ministro disse que países como Venezuela, Nicarágua e El Salvador, Rússia, Filipinas e Hungria, Polônia e Turquia têm governos autoritários. Além disso, segundo ele, houve episódios de “turbulência” recentemente nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Não é a primeira vez que Barroso faz esse tipo de afirmação. Anteriormente, ele já havia dito que as Forças Armadas teriam sido orientadas a atacar o processo eleitoral no Brasil e que isso representaria um risco real à democracia. A fala do ministro do STF gerou reações do Ministério da Defesa e a pasta chegou a divulgar nota de repúdio.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.